Corte de Inverno

A Corte de Inverno é um dos eventos mais importantes do ano para os samurais rokuganis. O inverno em Rokugan é a estação mais longa, durando 4 meses. Fortes nevascas e um vento frio e cortante tornam as viagens no inverno difíceis no Império Esmeralda. Enquanto os camponeses se recolhem em suas aldeias, os samurais se congregam nas cortes dos daimyos.

É dever dos daimyos convidar seus familiares distantes, samurais da província e receber bem os visitantes. A Corte de Inverno é uma oportunidade para negociações, alianças, casamentos e intrigas. Com tantos samurais no mesmo lugar, é importante que o daimyo ofereça entretenimento para os convidados da corte. Além disso, os principais senhores querem também mostrar seu poder e influência.

Durante os longos meses de inverno, vários eventos são realizados com o intuito de entreter os samurais.

Banquete na corredeira do pequeno riacho

Essa é uma das festas mais tradicionais da Corte de Inverno, imitando um dos importantes eventos da Corte de Inverno Imperial. É também um dos primeiros eventos do calendário da estação, acontecendo durante o primeiro mês do inverno, o mês do Javali, enquanto a temperatura ainda não caiu tanto.

Durante a tarde, em um dia que não esteja muito frio, os samurais sentam-se na beira de um pequeno riacho e aproveitam para comer e conversar. Enquanto isso, serviçais colocam copos de sakê em pequenas bandejas de madeira que flutuam nas águas do riacho. Um samurai pode pegar o copo que está flutuando no riacho e beber o sakê, oferecendo uma poesia em seguida. Se quiser continuar no jogo, ele devolve o copo vazio ao rio. Caso mantenha o copo emborcado à sua frente, ele está fora do jogo. É esperado que todos os samurais presentes bebam pelo menos um copo e ofereçam um poema ao daimyo. O vencedor é o último a restar.

Caçadas

Nos dias melhores de inverno, antes das grandes nevascas caírem, os samurais podem se dedicar à caça. É uma forma de sair do ambiente dos castelos e de testar suas montarias e miras em uma disputa amistosa. Uma oportunidade de demonstrar sua destreza e habilidade diante de seus pares. Alguns samurais gostam de usar falcões na caça e a arte da falcoaria é valorizada entre os samurais mais ricos.

A caça é impossível – ou extremamente perigosa – nos meses mais intensos do inverno.

Torneio de Arqueria

Torneio de Arco

Uma das habilidades mais  importantes de um samurai em Rokugan é a arte do arco. Durante o inverno, em toda corte de Inverno, sempre existe a disputa de um torneio de Arqueria. É uma forma de os bushi demonstrarem suas habilidades.

Cada Clã é representando por um Patrono. Este escolhe um a três arqueiros para defender o clã. Ser escolhido para defender seu clã é uma honra. Curiosamente, não é obrigatório que o escolhido seja do mesmo clã do patrono, embora seja incomum. Apostas, oferecimento de presentes e jogos de interesses são comuns entre os patronos.

O torneio dura vários dias, até que o melhor arqueiro seja escolhido. No primeiro dia, cada arqueiro recebe vinte flechas da mesma cor. A cada dias os alvos são colocados mais distantes. O torneio também testa a capacidade do samurai de disparar enquanto cavalga. E por fim, a capacidade de acertar pequenos animais e aves no campo. Por fim no último dia, os dois melhores arqueiros competem um com o outro, fazendo desafios cada vez mais difíceis.

Peças de Teatro

Um dos passatempos preferidos pelos cortesãos. A temporada de teatro tem seu auge durante o inverno. A maioria das cidades de Rokugan tem pelo menos um teatro. Esse é um dos entretenimentos que congrega tanto os samurais quanto os heimin. Enquanto os samurais se sentam na frente, com os de maior status nas primeiras fileiras, os heimim podem ficar nos fundos do teatro ou nas laterais.

Alguns samurais mais ricos oferecem peças de teatro em suas casas. Ser convidado para essas festas particulares é uma demonstração de prestígio.

Disputas de Poesia e Leitura de Livros

É costume os samurais, especialmente os cortesãos, convidarem outros samurais para aproveitar uma noite de leitura ou poesia. Essa é uma boa ocasião para conversas e negociações.

O Jogo das Cartas

Esse é um jogo que interessa, principalmente, aos cortesãos. A qualidade do papel, do estilo de caligrafia e da habilidade de escrita são considerados. É dito que o jogo de cartas é o equivalente, para os cortesãos, do duelo de iaijutsu.

Partidas de Go e Shogi.

Shogi

Um dos passatempos preferidos pelos samurai são as partidas de Go e Shogi. Um bom tabuleiro pode custar uma pequena fortuna. O Go é um jogo de estratégia e um passatempo admirado pelos samurais em que pedras brancas e pretas disputam o domínio do tabuleiro. O Shogi é um jogo complexo que possui várias peças com movimentos diferentes.

As partidas disputadas durante a corte costumam atrair a atenção dos outros samurais e uma vitória ou derrota será comentada e analisada nas noites seguintes.

Lutas de Sumô

O sumô é um dos passatempos preferidos da população de Rokugan. Normalmente, uma noite de disputas de sumô envolve vários duelos entre dois grupos de lutadores. Alguns lutadores de sumô são famosos, recebendo vários presentes de seus admiradores. Enquanto assistem aos jogos, especialmente se eles estiverem acontecendo em uma casa de chá e não em uma propriedade samurai, os samurais costumam beber e conversar com menos cerimônia do que em outras ocasiões.

Cerimônia do Chá

Tea_Ceremony_3

A cerimônia do chá serve como um momento em que os samurais podem conversar com maior intimidade. Existe todo um ritual em torno da cerimônia do chá e como ela pode durar até várias horas é um bom momento para estabelecer contatos.

A cerimônia envolve o samurai que faz o convite e 1 a 5 convidados. É uma demonstração de honra e respeito ser convidado para uma cerimônia de chá.

Cerimônias nos Templos

Os monges nos Templos das Fortunas promovem meditações e cerimônias, incluindo a de aposentadoria dos samurais – quando muitos deles se tornam monges. É também a oportunidade dos samurais oferecerem seus respeitos às Fortunas e estudar o Tao e os dizeres de Shinsei.

Festival do Rio das Estrelas

Esse festival acontece no Nono dia do Javali e marca o dia mais romântico do ano. Nesse dia, os amantes aproveitam para se encontrar. Os rokugani escrevem tiras de oração e as penduram em árvores, junto com presentes, para trazer boa sorte no amor.

Festival da Ira da Lua

O Festival da Ira da Lua é celebrado durante o inverno. A neve, que cobre toda a superfície de Rokugan, é um símbolo tanto do inverno, da escuridão e da morte, quanto da esperança e da renovação.

Do anoitecer do Sétimo dia do mês do Rato até o amanhecer do Nono dia do Rato deve ser mantido um silêncio em homenagem à Lua. Durante os dias do festival, nenhuma palavra deve ser pronunciada, o silêncio deve ser guardado. Qualquer um que quebre o silêncio incorre na ira do Lorde Lua, Onnotangu, pai dos Kami e esposo da Senhora Sol. O objetivo do festival é afastar a ira do Lorde Lua.

tiraniaDuelos

O clima pesado do inverno e o longo tempo passado juntos algumas vezes levam a disputas entre samurais que – no extremo – acabam resolvidas por duelos.  Além disso, em períodos de paz, acontece de um samurai querer demonstrar sua habilidade com a espada desafiando outro espadachim mais conhecido.

A maioria dos duelos é disputado até o primeiro sangue, mas não é de todo incomum que um samurai morra durante um duelo na Corte de Inverno.

Corrida do Demônio

Na noite anterior ao último dia do corte, os Shugenja se preparam para lançar seus feitiços contra os espíritos malignos, para garantir uma boa viagem de volta aos participantes. Cada Shugenja deve demonstrar sua habilidade. O vencedor é o Perseguidor do Demônio e terá a honra de, na manhã seguinte, liderar os shugenja assustando os espíritos. É dito que aquele escolhido como Perseguidor dos Demônios ganha a proteção dos Kami durante o resto do ano.

Deixe um comentário