Rio do Ouro

Montanhas_Espinha_do_Mundo.JPG

O Rio do Ouro é um dos maiores rios de Rokugan. Largo e de águas calmas e lentas, ele é ideal para navegação. Nascendo nas terras do Clã Escorpião, nas Províncias da Família Soshi, situadas nos contrafortes das montanhas da Espinha do Mundo.

Na região Rio_do_Ouro.JPGda Baía da Honra Afogada, ele se alarga e passa pela maior cidade em seu curso: Ryoko Owari Toshi, que se espalha pelas duas margens do rio e por uma grande ilha central. Nesse ponto, a cidade despeja seu esgoto no rio e pelas milhas seguintes ele é conhecido como o Rio do Esgoto.

Após passar por Ryoko Owari, ele marca a fronteira entre as terras do Clã Escorpião e a Planície do Trovão. Em suas margens várias vilas de fazendeiros e algumas poucas pequenas cidades surgem dos dois lados do rio.

O principal castelo na região é Shiro no Shosuro, sede da Família Shosuro, situado em um dos raros promotórios em uma curva do rio.

Em geral, as terras nas margens do Rio do Ouro são baixas planícies sujeitas a inundações, ideais para a plantação de arroz.

Depois de passar por Ginasutra e Toshi no Itori, o rio continua seu curso rumo ao sul, passando pelas terras de vários pequenos clãs e, após virar em direção do mar, pelas províncias do Clã Caranguejo e Garça.

Comércio e Pirataria

Grande parte do comércio do clã Escorpião e do Unicórnio, além dos vários pequenos clãs, passa pelo Rio do Ouro. A família Yasuki, do Clã Caranguejo, domina o comércio na região baixa do rio. Na região superior, no entanto, são as casas mercantes de Ryoko Owari Toshi que controlam o comércio fluvial.

Arroz, trigo, cevada, ópio vindo de Ryoko, cobre e prata das minas da Espinha do Mundo, sakê das destilarias de Kakushikoto, manufaturados, jóias e outras mercadorias passam pelo Rio do Ouro em direção às terras do Caranguejo e da Garça.

Por outro lado, ferro, lingotes de aço Kaiu, armas produzidas pelos artesãos do Clã Caranguejo, chá, algas secas vindas da costa, especiarias vindas das ilhas distantes e papel produzido nas distantes terras do Clã da Fênix sobem o rio em direção à Ryoko Owari e às terras do Clã Unicórnio.

Piratas costumam atacar os lentos navios de carga que descem o rio. A última campanha contra a pirataria ocorreu mais de trinta anos atrás, no Reinado do antigo Imperador, Hantei XXXV.

A pacificação beneficiou a rota fluvial e aumentou o comércio pelo rio, para benefício dos mercadores fluviais e das cidades na margem do rio.