Construindo um Personagem

Passo 1: Escolha seu Clã
Passo 2: Escolha sua Família
Passo 3: Escolha sua Escola, anote os sete Níveis de Perícia que ela ensina no Nível 1. Anote também o equipamento e a Técnica inicial ensinada pela Escola.
Passo 4: Customize seu personagem

  1. 40 XP para gastar em Atributos (4 x nível a comprar), Vazio (6x nível a comprar), Vantagens (variável); Perícias (1 x nível a comprar) e ênfase (2 xp).
  2. Pode ganhar até 10 xp com Desvantagens.

Passo 5: Atributos derivados
Status, Honra, Glória e Sabedoria.

Letalidade: vou usar Terra x 2, ou seja, o jogo vai ser mortal. Um samurai com Terra 2 vai começar com 38 PV.

imperialfavor.png

Perícias são uteis e não devem ser esquecidas. Um ditado samurai diz “O cachorro que só sabe um truque é facilmente previsível”. Certas perícias dão habilidades extras de maestria em determinados níveis (3, 5, 7 e 10).

Com dois XP pode-se comprar uma Ênfase em uma perícia (máximo de 1 Ênfase por Perícia no Nível 1 e duas Ênfases por Perícia no Nível 3). Ao testar a Perícia, usando a ênfase, o jogador pode jogar novamente quaisquer dados que resultem em 1.

As perícias se dividem em Altas (exclusivas da Casta Samurai), Bugei (perícias de combate), Mercantes (práticas não comuns aos samurais) e Baixas (relativas a atividades desonrosas). O uso de perícias Baixas por samurais, se notado, causa perda de Honra.

Embora todas as perícias sejam relevantes – tanto as de armas, como as artísticas -, algumas Perícias são importantes para todos os samurais: Defesa (usada nas Posturas Defesa e Defesa Total), Etiqueta, que é a perícia primária de “defesa social”, InvestigaçãoConhecimento: Heráldica e Conhecimento: Bushidô.

imperialfavor.png

Desvantagens estão limitadas a 10 pontos. Um PC também ganha um ponto extra de experiência a cada sessão em que ele interpretar sua desvantagem de uma forma que efetivamente dificulte sua vida.

imperialfavor.png

Katas são posturas e movimentos de luta que evoluíram ao longo dos séculos, e são reforçados por repetições constantes durante o treinamento.

Comprar um Kata custa um número de Pontos de Experiência igual ao seu Nível de Domínio listado (Ex: Ar 3 custa 3 XP).

Um personagem bushi pode comprar um kata apenas se a Escola do personagem está listada em uma das que utilizam o Kata e se o Anel relevante do personagem for igual ou
maior que o Nível de Domínio do Kata.

OBS: se comprado após a criação do PC, é preciso achar um professor em jogo para ensinar o Kata ao personagem.

imperialfavor.png

Kihos são o domínio das ordens monásticas da Irmandade de Shinsei. São segredos do universo que são abertos quando se aproxima do estado de Iluminação, de acordo com os monges da Irmandade.

imperialfavor.png

Os personagens podem ser samurais dos clãs maiores ou menores, ronins ou monges.

Restrições. Por força do cenário samurai existem certas restrições:

1. A graça desse jogo é que um jogo sobre samurais e sua cultura. Seu personagem deve ser um samurai rokugani. Gaijin estão fora. Um gaijin nunca seria aceito nas cortes ou pelos demais samurais.

2. O Clã Aranha não existe no período em que o jogo se passará.

3. O Clã Mantis também não existe, mas suas famílias e escolas ainda podem ser acessadas como clãs menores.

4. Ser um ronin implica em uma evolução de personagem mais difícil – tem que achar alguém que ensine uma nova técnica – e o personagem sofrer com o desprezo de outros samurais. Não é um caminho fácil.

5. Em certo sentido essa é uma campanha restrita (página 288 do Livro de Regras): os personagens devem ter um motivo que os ligue ao Daimyo de Itori, Asako Hiroshi – amizade, aliança, parentesco, ter sido um dos seus assistentes yorikis na época em que ele era um dos Magistrados Esmeralda, vassalagem ao próprio Daimyo ou a um outro lorde aliado dele. Esse vai ser o gancho da aventura.

6. Quem escrever a história do personagem e responder ao questionário com as 20 Perguntas ganha um bônus de 10 XP.