Zakyo Toshi

Zakyo_Toshi.JPG

Também chamada de Cidade dos Prazeres ou Cidade das Muralhas Brancas.

Seja qual for seu desejo, é dito que aqui você pode consegui-lo, desde que esteja disposto a pagar o preço.

A cidade foi fundada, no século VII, em uma região de colinas próxima a Shinomem Mori, por mercadores que faziam a rota entre o norte de Rokugan e o território dos clãs Escorpião e Garça. Zayko Toshi foi construída em um pequeno tributário do Rio do Ouro, que ficou conhecido como o Rio da Pequena Rota de Comércio.

Era inicialmente uma pequena parada de caravanas, onde os mercadores podiam descansar, comerciar com os habitantes das redondezas e comprar novas mercadorias antes de seguirem o caminho em direção a costa.

Zayko_Toshi.JPG

Situada nas fronteiras do território dos clãs, a cidade tornou-se um centro de vício e de contrabando. Todas as mercadorias ilegais e serviços podem ser encontrados nas suas ruas.

Inicialmente, a cidade prosperou com o comércio por caravanas que evitavam a perigosa rota do Rio do Ouro, sujeita aos ataques de piratas. Ironicamente, o crescimento de Zayko Toshi também atraiu a presença de bandidos, que se escondiam na floresta. A concorrência com outra artéria de comércio, o Rio do Ouro, e os ataque de bandidos às caravanas prejudicaram o crescimento da cidade.

Os mercadores tentaram atrair viajantes mirando no exemplo da mais famosa Ryoko Owari Toshi. Mas a cidade ficava muito distante para atrai samurais de boa reputação. Apesar disso, ela atraiu aquelas pessoas que procuravam um local distante da atenção da lei e dos olhares dos Grandes Clãs ou que estavam em busca de prazeres proibidos em outras paragens.

Apesar de situada em uma terra-de-ninguém, entre os territórios dos Clãs Escorpião, Lebre e Raposa, a cidade escapou ao controle dos samurais desde que foi fundada. Ela é administrada por um Conselho de Mercadores que conseguiu manter a independência em troca de uma grande soma de tributos anuais pagos ao Império. Pagos junto com uma grande quantia de propina também, dizem as más-línguas. Por um tempo a cidade esteve submetida a autoridade de um Magistrado Imperial, mas depois que um deles foi acusado de corrupção, nenhum outro Magistrado foi enviado para o local e o Conselho de Mercadores recuperou a autoridade sobre ela.

A cidade ainda mantém a presença de um destacamento de Tropas Imperiais. Em tese, as tropas imperiais estão ali para proteger a cidade das ameaças das Terras Sombrias e de Shinomen Mori. Na realidade, foi também uma tentativa do governo imperial de controlar a cidade e diminuir as acusações de roubo e de vícios que chegavam até a capital. Essa tentativa também não funcionou muito bem.

Sempre que um novo comandante das tropas chega, vindo da capital, ele tenta manter a ordem na cidade, mas essa é uma batalha perdida. Normalmente, as tropas mantêm uma guarda apenas nominal da ordem nas ruas. Assim, um posto na guarnição de Zakyo Toshi é considerado uma punição na carreira de oficiais imperiais e a própria disciplina das tropas imperiais não é bem mantida.

As ruas de Zakyo Toshi são caóticas e desorganizadas. Negócios de natureza questionável podem ser encontrados em todos os distritos da cidade e não há controle de movimento dentro das muralhas. As casas de Geisha podem ser encontradas dentro da cidade, junto a tavernas de sakê barato.

Embora a simples presença da guarnição impeça que qualquer dos clãs tente anexar a cidade, as ruas são dominadas por várias gangues. Entre elas estão a Carpa Obscena, seus rivais, os Canários Silenciosos, e a Irmandade do Outono, além de vários grupos de bombeiros controlados por um oyabun famoso no submundo, o ancião chamado Kagi, conhecido por gostar de sakê de boa qualidade.