Hida Katsuo

Hida 5Katsuo nasceu no seio da família Hida do clã caranguejo. Como é tradicional em sua família, Katsuo foi treinado nas artes samurais para proteger o império, isso fez dele um bushi.

Seu sensei foi o irmão mais velho do seu pai, Hida Makoto, que estava destinado a casar com a mãe de Katsuo. No entanot, uma batalha contra onis o deixou incapacitado para ter filhos, o que fez com que a mãe de Katsuo casasse com seu pai, Hida Hiroyuki. Makoto, ainda serviu um tempo na muralha, mas em pouco tempo voltou para treinar o seu sobrinho.

Apesar de ser um Hida, Katsuo é apaixonado pela vida de corte, ele se imagina casando é tendo uma vida tranquila na corte onde possa repassar os fundamentos da escola de sua família, isso faz com que muitas pessoas o vejam como estranho ou até mesmo fraco é indigno, por estar tentando fugir da responsabilidade do seu Clã.

Katsuo tem um protegido, o pequeno Yasuki Honan. Vindo de uma família rica, Honan que ser um combatente e quer se provar o tempo todo. Katsuo faz o papel de não deixar o pequeno Honan se meter em encrencas. Os dois se tornaram bons amigos e conversam muito sobre seus mundos diferentes e como gostariam de trocar de lugar.

Katsuo tem como principal virtude o Dever, apesar de ressentido com o seu daimyo e com seu pai, por eventos passados, ele nunca deixaria de fazer o seu trabalho. Katsuo teve uma paixão avassaladora e proibida pela filha do Daimyo da Família, Aimi. Entretanto, ela já era prometida em casamento a outro samurai, Yasuki Masayoshi. Katsuo chamou o pretendente dela para um duelo, mas como ele era de casta mais nobre, o pai de Katsuo o proibiu de duelar e o mandou servir na muralha.

Katsuo até hoje se ressente desse fato. Ele ainda é apaixonado pela moça. Sua amargura o fez se afastar da família, seu pai tenta contato, mas Katsuo o ignora. Ele tem uma irmã a quem ele sempre se corresponde e manda pequenos mimos. Katsuo ainda carrega consigo um pequeno lenço que a senhorita Aimi lhe deu antes do desafio, ele o usa como adorno para se lembrar da moça que ele deixou para trás.

Katsuo quando mais jovem foi instruído no shintao. Ele gostava da filosofia, mas tinha o espírito muito inquieto. Apesar disso, hoje ainda mantém a filosofia e medita sempre que precisa se reordenar mentalmente.

Sua lealdade, sem dúvida, é ao seu clã. Katsuo pode estar em sérios problemas, mas vai largar tudo o que for para ajudar a um chamado do clã.

Katsuo sonha em encontrar sua moça e sente medo de vê-la casada. Ele sente medo de fraquejar na sua tarefa de proteger Rokugan, mas o que ele tem mais medo é de nunca encontrar a paz dentro de si. Uma vida de lutas faz com que esse medo ande sempre a volta.

Katsuo também sonha em abrir um dojo, ter uma família e aperfeiçoar seu estilo. Ensinar sua arte marcial e filosofia, mas antes ele tem que provar que seu estilo é bom. Ele quer que o legado de seu estilo de combate seja lembrado.

A família Hida recebeu um convite de Asako Hiroshi. O pai de Katsuo, querendo uma reaproximação com o filho, solicitou que quem fosse representando o Clã fosse o seu filho Katsuo.

Katsuo recebeu o convite quando estava acompanhando Yasuki Honan e o irmão mais velho deste até a Capital Imperial. Ele se preparava para voltar a muralha, quando recebeu o convite, sem saber que fora a pedido do seu pai. Ele não conhece a cidade de Itori e isso o deixa apreensivo e inquieto.

O caminho até Itori não foi nada curto. Katsuo encontrou muitas pessoas interessantes, uma delas foi um bushi da garça, o qual não tinha os estereótipos que Katsuo esperava. Eles se tornaram amigos.

Katsuo acredita que vai morrer em um duelo, defendendo o seu estilo de luta, ou na muralha protegendo Rokugan dos onis.