Asako Haru

Asako HaruHaru nasceu na família Asako do clã Fênix. Seu pai era um renomado Bushi e sua mãe uma Shugenja. A família Asako é uma famosa, porém, pequena família de tradição  monástica. São eles que mantêm uma vigilância sobre os shugenjas do clã, para que estes não mergulhem profundo demais nos estudos da escuridão.

Durante sua infância, Haru estava decidido a tornar-se um monge e já dedicava-se ao estudo do Tao e da meditação.

Enquanto seus irmãos mais velhos lutavam ou estudavam magia, Haru meditava e lia sobre Rokugan.

Os interesses de Haru eram bem-vistos pelo clã, mas não por seu pai, o bushi Asako Migushi. Ele não desejava para Haru uma vida monástica, porém a família fazia pressão para que seu filho mais novo se tornasse um monge Henshin. Asako Migushi não compartilhava dos anseios da família Asako, pois ele mesmo não nasceu um Asako.

Asako Miguchi, nasceu apenas Miguchi, membro de uma pequena família vassala do clã da Fenix. Porém, Miguchi era um talentoso guerreiro, tornou-se Ashigaru e partiu junto com um jovem magistrado paras as terras do Escorpião. Foi reconhecido por esse jovem magistrado e passou comandar os Ashigaru que protegiam a vila de Itori. Por seus excelentes serviços e sua devoção, seu senhor conseguiu para Miguchi um casamento importante, sendo ele então reconhecido como samurai e aceito pela família Asako.

Asako Miguchi estava preocupado com o futuro de seu filho, quando foi chamado por seu antigo mestre para resolver um incidente e restaurar a ordem na cidade de Itori. Local que ele conhecia muito bem, já que foi onde construiu sua carreira para passar de apenas um Ashigaru para um nobre Samurai.

O convite foi uma boa desculpa para ele levar o jovem Haru para longe das mãos dos monges do clã Fenix. Já instalado na região e próximo ao mosteiro, Haru teve contato com a história do local e viu a importância do trabalho de seu pai, tornou-se um admirador do Mgistrado do clã Fênix e de como ele, com a ajuda de seu pai, levaram a transformação de uma região assolada por bandidos em uma cidade calma e próspera.

Ainda assim Haru ainda desejava tornar-se um monge, e ele já estava prometido à escola de monges Henshin. Isso levou a uma briga entre ele e Asako Miguchi. Então Haru fugiu. Sua fuga mudou completamente seu destino, porém, não da forma que Haru desejava. Seu pai Asako Miguchi, buscando por Haru, acabou sendo morto por bandidos na estrada. Isso elevou seu irmão mais velho na hierarquia da família, este culpava Haru pela morte do pai e não sendo capaz de bani-lo da família, marcou Haru como inimigo.

Sem ter para onde ir, Haru procurou ajuda do antigo mestre de seu pai o Sábio magistrado Asako Hiroshi. Este se dispôs a ajudar Haru, mas desejava que Haru cumprisse o desejo do pai e se torna-se um guerreiro e disse que se Haru concluísse o treinamento ele gostaria que Haru o servisse assim como seu pai o serviu, como guerreiro.

Asako Haru aceitou e por um acordo feito pelo magistrado foi treinar em Shiro Usagi, nas terras do Clã da Lebre, tornando-se um excelente guerreiro. Porém em seu coração, nunca morreu o desejo de tornar-se monge, mas ele é eternamente grato ao Magistrado e será sempre devotado a protegê-lo e servi-lo com a própria vida.